VOCÊ PODE SER O QUE QUISER

Leia ao som de: Joan Jett “Bad Reputation”

person-984019_1920

Me disseram pra não cortar o cabelo porque mulher bonita tem cabelos longos, falaram também pra escovar e pranchar porque cabelo crespo natural fica parecendo bagunçado. Mas aí postaram na revista que escovar o cabelo é não aceitar o que você é, pois cabelo natural é o certo.

Mandaram eu comprar um vestido, isso de andar por aí parecendo um “machinho” queima muito o filme e afasta pretendentes, falaram que vestido curto e justo não pode, moça bonita usa roupas românticas. Mas também li em algum lugar que o estilo boyfriend está em alta nas passarelas e te faz parecer super descolada.

Julgaram aquelas veias que tenho na perna, disseram que devo tomar mais cuidado, uma menina tão nova com a perna cheia de veias e celulite não está certo. Me orientaram também que não é legal andar com essas pernas de fora, preciso cuidar delas, mas não devo mostrar pra ninguém.

Comentaram que estou muito gorda, deveria ao menos fechar um pouco a boca, mas naquele jantar em família chamaram minha atenção porque não quis comer a torta de morango da minha tia. “Falta de respeito fazer uma desfeita dessas”

Fofocaram da minha vida: que o meu relacionamento não era bom, que eu não deveria estar nesse trabalho e que escolhi o curso errado na faculdade. Me ditaram um monte de regras: que mulher tem que ter filhos, que se tiver tem que sair do trabalho, e que se escolher trabalhar tem que receber menos por causa disso. Me ensinaram um monte de coisas: que futebol não é para menina, que qualquer mulher é uma inimiga e que fazer faculdade é minha obrigação. Escreveram nas redes sociais: que eu preciso de sexo, tenho que está atualizada e ter uma religião.

Lembraram disso tudo e mais um pouco, mas não ouvi ninguém dizer: que EU TENHO ESCOLHA. Que a vida é minha e as consequências também, que eu não preciso fazer com o meu corpo algo que eu não queira e que se eu quiser eu posso fazer. Esqueceram que eu posso fazer sexo ou simplesmente não gostar disso, que eu posso ir pra faculdade ou escolher não ir, que eu posso te uma religião ou não acreditar em nada, que eu posso me vestir de um jeito e do outro também, e acima de tudo que eu posso fazer todas essas escolhas e continuar merecendo o respeito.

Tentei contar para essas pessoas o que eu descobri, elas me ignoraram e comentaram entre si que estou rebelde. Em uma das páginas do manual que me entregaram está escrito que nessas situações eu devo escutar calada e facilitar as coisas para todo mundo. Mas eu escolhi não usar mais esse manual, estou criando o meu e nele está escrito: VOCÊ PODE SER O QUE QUISER!

Anúncios

6 comentários sobre “VOCÊ PODE SER O QUE QUISER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s