O tempo é um rio que corre

Leia ao som de: Caetano Veloso “Oração ao tempo”

blog

Existem alguns livros que você se apaixona imediatamente, seja pela compatibilidade da história ou simplesmente porque foi escrito para atrair a massa. Já outros te conquistam pela profundidade de seu conteúdo e pelos significados que carrega em suas entrelinhas. Nesse caso o livro “O tempo é um rio que corre” da escritora brasileira Lya Luft se encaixa na segunda opção.

O livro nos faz refletir em primeiro lugar sobre o que mais nos atormenta e é um dos nossos bens mais preciosos, o tempo. Uma mistura de memórias e reflexões faz uma metáfora entre o tempo e um rio que corre. Essa comparação faz total sentido, pois todas as fases da vida vão passando pelos nossos olhos seguindo as palavras da escritora, como se fossem águas que passam ao longo de um caminho.

Com certeza não é um livro para se ler apenas uma vez, talvez nem precise ser abocanhado por completo imediatamente, pode ser acompanhado com calma, e serve até como um manual para se entender e conhecer sobre os vários momentos da vida, e deixa uma lição simples: não existe tempo melhor que o agora.

Minhas frases preferidas do livro:

“Por isso digo para mim mesma que viver é possível e há de ter algum sentido. Assim invento a minha história, assim tem de ser.”

“Dores de crescimento furam os ossos da alma.”

“E se o tempo for apenas uma invenção para coordenar nossas atividades? Pois as vezes eu me sinto ainda tão eu-mesma-de-sempre, em qualquer momento da vida sendo apenas eu, sem pensar muito em quem seria ela. ”

“Cúmplices de nós mesmos nesse solitário brinquedo de existir, alternamos trabalho duro com euforia cintilante, desejo de se ocultar atrás de fantasias e o ímpeto de arrancar as máscaras e finalmente ser.”

“O tempo está sempre passando, é como a água de um rio, a cada instante tudo muda. Até a gente não é a mesma pessoa de um segundo atrás.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s