Eu mudo, depois o mundo muda.

qualification-76737_1280

Pode ser que eu tenha perdido a noção, mas tenho a leve impressão que algumas pessoas não sabem balancear bem suas ações e seus interesses. Outro dia observei duas mulheres que estavam ocupando o lugar dos idosos em um ônibus relativamente lotado deles, reclamando sobre a vida e sobre como a tecnologia tem afastado as pessoas e criado relacionamentos artificiais. Isso me fez lembrar de uma outra situação em que vi um rapaz lendo a Bíblia cristã sentado no mesmo banco preferencial em um ônibus também cheio de idosos. Ou de um senhor que reclamava sobre a falta de educação dos jovens enquanto fumava e jogava fumaça no rosto de todos que estavam próximo a ele no ponto de ônibus.

Existe uma ironia nisso tudo que eu espero não ser a única a se incomodar. Qual a lógica de desejar um mundo em que as pessoas tenham mais contato direto e mais tempo para conviver se nas poucas oportunidades que isso acontece eu reajo de forma mal educada e egoísta? Porque eu iria ler um livro que conta a história de um homem que viveu para o bem comum, se eu não me importo com o bem estar do meu próximo fragilizado? Por qual motivo eu  me importaria com a educação dos jovens se me comporto de forma inadequada sem me importar com os outros que estão ao meu redor?

É aquela velha história de desejar que as coisas mudem, mas não movimentar para que elas de fato sejam mudadas. Ou acusar o comportamento do outro sem perceber que o seu também é inadequado.

Não te faz mais bondoso doar dinheiro para o Criança Esperança se maltrata a atendente do MC Donald’s. Não te faz mais correta lutar pelo direito das minorias se finge estar grávida para ser atendida primeiro na fila do banco. Não te faz mais santo ir a reuniões religiosas toda semana se vai a loja trocar produtos que já foram usados.

Talvez a gente precise perceber mais nossas pequenas ações para depois reivindicarmos nossos interesses. Pode ser que os interesses mudem, ou a gente mude para alcança-los. Em qualquer uma das hipóteses, o importante é mudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s