O drama de “Valentin”

valentin02

É comum vermos filmes com crianças que não tratam exatamente sobre as crianças ou se assim for apresentam um monte de detalhes estereotipados e exagerados, como se todas crianças fossem iguais, pensassem igual e tivessem as mesmas histórias para viver.

Mas ainda bem que não é disso que se trata o filme “Valentin” do diretor argentino Alejandro Agresti.

“1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 8 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.”

Além da história ser vista através dos olhos de um menino de 8 anos, o que já é no mínimo interessante, as vezes podemos perceber um certo tom adulto na forma de pensar do garoto, o que torna o filme um pouco cômico e ao mesmo tempo dramático.

Valentin é um grande filme em vários aspectos. A forma como o protagonista narra a história como se estivesse “batendo um papo” faz com que quem assiste se sinta participante da vida dele, mesmo que seja só como observador. Temas como preconceito, política e machismo são tratados de maneira tão leve que nos faz pensar sobre o assunto sem ao menos perceber.

Se você gosta de filme leve e divertido, mas que tem uma lição simples e aplicável de vida, “Valentin” é uma ótima opção.

Anúncios

2 comentários sobre “O drama de “Valentin”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s